sexta-feira, 3 de abril de 2009

Resumo do artigo "Social Networking, the "Third Place," and the Evolution of Communication"

O objectivo deste documento, é provocar a discussão sobre a evolução da comunicação e em como a tecnologia mudou a comunicação de uma forma incrível. Assim sendo, as diferentes formas como comunicamos e a maneira como falamos e pensamos acerca da própria comunicação, estão a mudar, como consequência desse facto.
A comunicação formal que nos foi ensinada na escola foi focalizada em como adquirir muitas ideias ou informação e geralmente na forma de documentos escritos. No entanto, actualmente, esta forma de comunicação tradicional, é acompanhada por outros padrões de comunicação muito diferentes. É evidente que a tecnologia penetra nas nossas experiências diárias, permitindo uma maior interacção, constante, com pessoas espalhadas por todo o mundo, que não estão próximas, geograficamente, mas com as quais se torna possível uma comunicação global, envolvendo relações sociais e profissionais.
É de salientar a forma como a comunicação mudou nos últimos 20 anos, e continua a mudar. De notar como o e-mail, as mensagens instantâneas, trouxeram um efeito profundo na forma como as pessoas mantêm contacto, que é agora mais curto, mas mais frequente, e com uma consequente redução de tempo, em comparação com os métodos mais antigos, como as cartas. Mas as mudanças projectam-se noutros métodos inovadores, de comunicação. O “Twitter” por exemplo permite uma interacção mais próxima do diálogo presencial.
Novos ambientes, como o mundo virtual, trazem novas oportunidades e desafios para a comunicação. Existe uma componente visual aliada à voz, que falta no e-mail e na mensagem instantânea, o que permite uma percepção do grau de presença, atenção e participação do outro(s). Não substitui uma relação face-a-face, mas supera outros contextos on-line. As ferramentas de comunicação on-line, também têm o potencial de aumentar os nossos contactos profissionais ou sociais. O veículo para estas mudanças é a internet, o 3º lugar ( a casa é o 1º, o trabalho o 2º), onde as pessoas conectam com os amigos, vêm televisão, escutam música, constroem um sentido de união com pessoas de todo o mundo. A internet apoia-se em serviços como o skype ou yahoo!, e alia-se à webcam, aos headphones , ao telefone, vídeo, etc. Os blogs por exemplo, são um modo comum de passar as ideias para uma audiência e consequentemente recolher informação e noticias através da mesma.
Redes sociais como o Facebook, o My Spice e ambientes sociais como o Second Life e o World of Warcraft, são espaços de reunião on line, onde os utilizadores interagem e se expressam podendo apresentar e recorrer ao texto, conversas de voz, e mensagens públicas, mantendo contacto com comunidades sociais e profissionais. O YouTube e Flickr permitem uma comunicação on line, centrada no compartilhar. No caso de YouTube, os visitantes podem assistir a filmes, Tv, vídeos, música; no caso do Flickr, as fotografias. Todas estas ferramentas permitem exprimir preferências pessoais, acrescentar comentários e revelar o seu próprio trabalho criativo.
Todos estes espaços on-line reúnem milhões de visitantes, são canais de comunicação que permitem uma interacção mais rápida, que ajudam na libertação do fardo social, na partilha de experiências, através do encurtamento de distâncias. No entanto este tipo de interacção levanta questões, para consideração, relacionadas com a natureza impessoal desta comunicação, as armadilhas que apresenta, a perda dos meios de comunicação tradicionais. Assistiremos a uma mudança na comunicação em que se substitui a relação interpessoal por estas novas formas de comunicação on line? O que atrai as pessoas? O que irá mudar nas comunicações do futuro?
É preciso avaliar os novos métodos de comunicação, e explorar os efeitos positivos e negativos na aprendizagem, na interacção social, na auto-expressão criativa.

Fonte: Social Networking, the "Third Place," and the Evolution of Communication nmc. [Em
linha]. Disponível na WWW URL:http://www.nmc.org/evolution-communication.

Sem comentários:

Enviar um comentário