O nascimento do Facebook deu-se no ano de 2004, como uma rede social Online, para os estudantes da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Sendo que a sua utilização alargou-se a estudantes de outras universidades norte-americanas bem como a alunos dos liceus daquele país.
Segundo os seus criadores o Facebook é: ''uma utilidade social que liga pessoas com os amigos e aqueles com quem trabalham, estudam e vivem. As pessoas utilizam o Facebook para se manterem a par sobre os amigos, enviar um número infinito de fotos, partilhar links e vídeos, e saber mais sobre as pessoas que conhecem.''[1]
A partir do momento em que o Facebook deixou de restringir o acesso de utilização, autorizando que qualquer pessoa se registasse e criasse um perfil, deu um grande avanço em relação a outros seus parceiros, acabando por atingir o seu boom no numero de utilizadores.
O sucesso do Facebook também se deve em parte a características como simplicidade e facilidade de acesso aos conteúdos. Para além disso, possui um vasto conjunto de funcionalidades que não só facilitam a criação do perfil de utilizador mas também a interacção com os outros membros da comunidade que adiciona como amigos. Em comparação com o Myspace é sem dúvida mais estruturado, possuindo um desenho e navegação mais facilitado.
Para além disso, possui as funcionalidades que são comuns de e-mail e mensagem, como são o caso da partilha de fotos e a possibilidade de actualização do “estado actual”, ou seja, do que se está a fazer ou como se sente a partir da página do perfil do utilizador. Para além do que já foi dito, o Facebook tem tudo que uma ferramenta de rede social de alta qualidade possui e permite, como partilhar entradas de blogues, vídeo, áudio e links.
No entanto, o facebook distingue-se dos seus concorrentes não pelo que já foi mencionado anteriormente, mas pela sua capacidade inovadora de agregar conteúdos de qualquer lugar da Web. Sendo precisamente através desta característica inerente à ferramenta Facebook Platform, que o mundo das redes sociais se revolucionou, ou seja, se um utilizador tiver interessado em mensagens instantâneas, Twitter, slide shows de fotografias, partilha de música entre outras situações, já não necessita de visitar vários sítios Web para obter tudo isso, porque as aplicações do Facebook adicionam todas as ferramentas e serviços on-line favoritos do utilizador à sua página de perfil.
Resumindo, na actualidade, o Facebook oferece um serviço que permite:
- A Ligação com amigos e colegas utilizando e-mail interno, mensagens privadas e discussões públicas;
- Fazer actualizações ao estado e presença utilizando ferramentas internas e serviços populares de terceiros, como o Twitter, que pode ser controlado através da consola do FaceBook;
- Inserir conversação em tempo real, mensagens de voz e chamadas Skype através de um só clique;
- Importar e partilhar vídeos e criar álbuns fotográficos e slide shows para partilhar a sua multimédia facilmente;
- Adquirir conteúdos rapidamente que lhe agradem dos perfis de outros utilizadores e adicionar as mesmas funcionalidades ao seu próprio.[2]
Como conclusão, pode-mos afirmar que o Facebook para além de ser uma ferramenta de rede social bem organizada, constitui-se também como um repositório de conteúdos sociais. Desta forma através da utilização do Facebook, o utilizador reúne a maioria das suas ferramentas e serviços favoritos da Web, tais como os que têm capacidades de partilha de imagens e de vídeo como por exemplo, Flickr ou YouTube, assim como outras com funcionalidades de transmissão como Twitter e Jaiku. Permitindo assim, que tudo isto, esteja numa aplicação de fácil navegação e num só espaço.
Fontes: http://www.wb-internet.pt/guiasinternet/whitepapers/09AbrilMaio2008.pdf
[1] http://www.masternewmedia.org/pt/rede_social/social-media/social-networking-guia-de-iniciacao-a-rede-social-facebook-20070703.htm
[2] http://www.masternewmedia.org/pt/rede_social/social-media/social-networking-guia-de-iniciacao-a-rede-social-facebook-20070703.htm
Segundo os seus criadores o Facebook é: ''uma utilidade social que liga pessoas com os amigos e aqueles com quem trabalham, estudam e vivem. As pessoas utilizam o Facebook para se manterem a par sobre os amigos, enviar um número infinito de fotos, partilhar links e vídeos, e saber mais sobre as pessoas que conhecem.''[1]
A partir do momento em que o Facebook deixou de restringir o acesso de utilização, autorizando que qualquer pessoa se registasse e criasse um perfil, deu um grande avanço em relação a outros seus parceiros, acabando por atingir o seu boom no numero de utilizadores.
O sucesso do Facebook também se deve em parte a características como simplicidade e facilidade de acesso aos conteúdos. Para além disso, possui um vasto conjunto de funcionalidades que não só facilitam a criação do perfil de utilizador mas também a interacção com os outros membros da comunidade que adiciona como amigos. Em comparação com o Myspace é sem dúvida mais estruturado, possuindo um desenho e navegação mais facilitado.
Para além disso, possui as funcionalidades que são comuns de e-mail e mensagem, como são o caso da partilha de fotos e a possibilidade de actualização do “estado actual”, ou seja, do que se está a fazer ou como se sente a partir da página do perfil do utilizador. Para além do que já foi dito, o Facebook tem tudo que uma ferramenta de rede social de alta qualidade possui e permite, como partilhar entradas de blogues, vídeo, áudio e links.
No entanto, o facebook distingue-se dos seus concorrentes não pelo que já foi mencionado anteriormente, mas pela sua capacidade inovadora de agregar conteúdos de qualquer lugar da Web. Sendo precisamente através desta característica inerente à ferramenta Facebook Platform, que o mundo das redes sociais se revolucionou, ou seja, se um utilizador tiver interessado em mensagens instantâneas, Twitter, slide shows de fotografias, partilha de música entre outras situações, já não necessita de visitar vários sítios Web para obter tudo isso, porque as aplicações do Facebook adicionam todas as ferramentas e serviços on-line favoritos do utilizador à sua página de perfil.
Resumindo, na actualidade, o Facebook oferece um serviço que permite:
- A Ligação com amigos e colegas utilizando e-mail interno, mensagens privadas e discussões públicas;
- Fazer actualizações ao estado e presença utilizando ferramentas internas e serviços populares de terceiros, como o Twitter, que pode ser controlado através da consola do FaceBook;
- Inserir conversação em tempo real, mensagens de voz e chamadas Skype através de um só clique;
- Importar e partilhar vídeos e criar álbuns fotográficos e slide shows para partilhar a sua multimédia facilmente;
- Adquirir conteúdos rapidamente que lhe agradem dos perfis de outros utilizadores e adicionar as mesmas funcionalidades ao seu próprio.[2]
Como conclusão, pode-mos afirmar que o Facebook para além de ser uma ferramenta de rede social bem organizada, constitui-se também como um repositório de conteúdos sociais. Desta forma através da utilização do Facebook, o utilizador reúne a maioria das suas ferramentas e serviços favoritos da Web, tais como os que têm capacidades de partilha de imagens e de vídeo como por exemplo, Flickr ou YouTube, assim como outras com funcionalidades de transmissão como Twitter e Jaiku. Permitindo assim, que tudo isto, esteja numa aplicação de fácil navegação e num só espaço.
Fontes: http://www.wb-internet.pt/guiasinternet/whitepapers/09AbrilMaio2008.pdf
[1] http://www.masternewmedia.org/pt/rede_social/social-media/social-networking-guia-de-iniciacao-a-rede-social-facebook-20070703.htm
[2] http://www.masternewmedia.org/pt/rede_social/social-media/social-networking-guia-de-iniciacao-a-rede-social-facebook-20070703.htm
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